Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Juiz suspende alíquota progressiva de professores (UNB) enquanto perdurar pandemia

Alíquota progressiva de contribuição previdenciária foi prevista na Reforma da Previdência - E.C. nº 103/2019

Publicado por Josias Sobrinho
há 4 anos



A decisão da 9ª Vara Federal Cível de Brasília atende a pedido da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - ADUnB, ligada ao Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior – ANDS, em ação promovida em face da União.

Em sede de tutela de urgência, foi requerida a suspensão, em relação aos professores filiados, da eficácia do art. 149, caput e § 1ºda CF/88 e do art. 11 da E.C. nº 103/2019 (Reforma da Previdência), enquanto perdurar o estado de emergência global na saúde pública.

A Reforma da Previdência (E.C. nº 103/2019) instituiu alíquotas progressivas, de 14 a 22%, para a contribuição previdenciária dos servidores, aposentados e pensionistas.

Sustentou a Associação Sindical que a norma em questão viola os princípios da referibilidade, do equilíbrio financeiro-atuarial e da isonomia, bem como dos princípios da vedação do confisco e da capacidade contributiva.

Ainda, sustentou que até presente data a União não criou a unidade gestora, responsável pela administração, gerenciamento e operacionalização do plano de previdência complementar, o que impede a participação dos servidores na gestão e torna inexato o resultado decorrente da avaliação atuarial.

Nesse sentido, pugnou pela suspensão da instituição da contribuição previdenciária extraordinária e sua consequente alíquota, bem como da alíquota progressiva prevista pelo art. 11 da EC nº. 103/2019, ante seu caráter confiscatório, agravado pela pandemia de COVID-19.

Na decisão, foi concedida a tutela para para suspender, em favor dos servidores/pensionistas representados pelo Sindicato autor, enquanto perdurar o estado de calamidade pública declarado pelo Decreto Legislativo nº. 06/2020:

a cobrança da contribuição extraordinária dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, prevista pelo art. 149, § 1º-B, da CF/1988;

a cobrança de contribuição ordinária sobre o valor que ultrapasse o salário mínimo de aposentados e pensionistas, instituída pelo art. 149, § 1º-A, da CF/1988;

a criação de outras medidas para equacionamento do déficit atuarial, como previsto pelo parágrafo 1º-C do art. 149 da CF/1988;

e a instituição da alíquota progressiva da contribuição previdenciária incidente sobre os proventos de servidores ativos, inativos e pensionistas, devendo ser mantido o mesmo patamar de contribuição (11%) anterior à majoração.

Processo: 1026314-82.2020.4.01.3400

_________

Acesse www.almeidacampos.com ou envie dúvidas para josias@almeidacampos.com

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações24
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações324
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-suspende-aliquota-progressiva-de-professores-unb-enquanto-perdurar-pandemia/849640048

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)